+55 41 3254-5678

R. Domingos Nascimento, 280,
Bom Retiro, Curitiba - PR

31/10/2019

Dia Mundial das Cidades

As Nações Unidas comemora neste dia 31 de outubro O dia Mundial das Cidades. A data foi criada pela Assembleia Geral e comemorada, pela primeira vez, em 2014. E em mensagem sobre o dia, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alertou que “muito do que será necessário para abrigar e servir a esse mundo, cada vez mais urbano, ainda não foi construído, e que até mesmo algumas novas cidades precisarão surgir.”

Este ano, as Nações Unidas selecionaram o tema “Mudando o mundo: inovações e uma vida melhor para as gerações futuras” para discutir como a urbanização pode ser usada para alcançar o desenvolvimento sustentável. O objetivo é promover o interesse da comunidade internacional na implementação global da Nova Agenda Urbana e no aprimoramento da cooperação entre os países para encontrar oportunidades e enfrentar os desafios da urbanização nas cidades. Os Principais Objetivos do Dia Mundial das Cidades de 2019 são:

  • Aumentar a conscientização sobre como as inovações digitais podem ser usadas para a prestação de serviços urbanos, a fim de melhorar a qualidade de vida e melhorar o ambiente urbano;
  • Mostrar novas tecnologias de fronteira que podem criar cidades mais inclusivas;
  • Apresentar oportunidades para geração de energia renovável nas cidades;
  • Explorar como as tecnologias de fronteira podem promover a inclusão social nas cidades;

As Nações Unidas destacam que a urbanização apresenta vários desafios de sustentabilidade relacionados à habitação, meio ambiente, mudanças climáticas, infraestrutura, serviços básicos, segurança alimentar, saúde, educação, empregos decentes, segurança e recursos naturais. Ao mesmo tempo, ela também pode produzir grandes oportunidades além de ser uma ferramenta crítica para o desenvolvimento sustentável, se aplicada da maneira correta. De acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, DESA, no ano passado, 55% da população mundial, ou 4,2 bilhões de pessoas, viviam em centro urbanos.  Até 2050, mais 2,5 bilhões de cidadãos terão escolhido uma cidade para fixar residência.

fonte: UN - https://news.un.org/pt/story/2019/10/1692811



COMPARTILHE
VOLTAR

FILIADAS

ANTONINA - PR
APUCARANA - PR
ASSIS CHATEAUBRIAND - PR
BRASILÂNDIA DO SUL - PR
CONGONHINHAS - PR
DOUTOR CAMARGO - PR
FIGUEIRA - PR
GUARANIAÇU - PR
GUARULHOS - SP
ICARAÍMA - PR
JOÃO PESSOA - PB
LARANJAL - PR
LIDIANÓPOLIS - PR
MANDAGUAÇU - PR
MARIA HELENA - PR
MATELÂNDIA - PR
MATINHOS - PR
NOVA AURORA - PR
NOVA SANTA ROSA - PR
PARANAGUÁ - PR
PÉROLA DO OESTE - PR
PINHAIS - PR
PIRAQUARA - PR
QUEDAS DO IGUAÇU - PR
RENASCENÇA - PR
RIBEIRÃO CLARO - PR
RONDON - PR
SANTA HELENA - PR
SANTA TEREZA DO OESTE - PR
SÃO PAULO - SP
SÃO PEDRO DO IVAÍ - PR